segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conheça o skate elétrico de uma roda só que vai revolucionar a experiência dos apaixonados por aventura




Criado por uma startup californiana especializada em veículos elétricos, o Onewheel é um skate elétrico auto-equilibrável que pode chegar uma velocidade de até 20Km/h. O projeto acabou de ser financiado com a ajuda do Kickstarter e arrecadou mais de seis vezes a meta inicial, prometendo revolucionar a experiência dos skatistas.
Um dos principais atrativos do produto é o fato dele ser facilmente “pilotado”- basta inclinar o corpo para frente e seu skate está andando. A frenagem é feita inclinando-se para trás e trabalha de forma regenerativa, recarregando a bateria durante a desaceleração. Além disso, ao contrário de um skate comum onde você sente cada pedrinha ou rachadura por onde passa, com o Onewheel a experiência se compara muito mais ao snowboard ou surf, onde é possível deslizar como se estivesse voando.

















Fonte: hypeness.com.br

Como construir uma casa sustentável fantástica com 18 mil reais



 Construção barata, simples, sustentável e que ainda permite poupar espaço – o que mais poderíamos pedir pra resolver alguns problemas habitacionais das nossas cidades? Steve Areen, ex-comissário de bordo e fotógrafo americano, está dando que falar por conta de sua Dome Home, uma casa construída na Tailândia em apenas 6 semanas e que custou 8 mil dólares (pouco mais de 18 mil reais).
Tudo começou com as viagens: durante 22 anos, Areen correu o mundo e os lugares mais remotos deste planeta, normalmente sozinho (ele diz que a curiosidade é sua maior companheira). Em uma dessas viagens, o fotógrafo encontrou um pedaço de terra no noroeste da Tailândia, um mangueiral onde decidiu construir uma casa inovadora.
Ele pegou em tijolos de concreto e, com dois ajudantes e com materiais conseguidos junto da população, construiu portas, prateleiras, um lago e uma pequena varanda. A casa é ainda aquecida naturalmente e iluminada por enormes janelas, com um quarto com telhado verde. O banheiro é uma espécie de pátio, com plantas e água.
Além de sustentável e barata, a casa é linda por dentro e por fora, e nos obriga a refletir sobre a importância que damos às coisas materiais. Dá uma olhada no processo de construção e no resultado final.



























Fonte: hypeness.com.br

domingo, 10 de agosto de 2014

INGLÊS CRIA ILHA USANDO GARRAFAS PET

O artista que utilizou garrafas PET de uma forma totalmente inovadora
Richard Sowa, mais conhecido como “Rishi”, é um ousado artista britânico que cansou de produzir obras convencionais e focou seus projetos na sustentabilidade. Logo após se mudar para o México, ele decidiu iniciar um projeto nunca antes imaginado: uma ilha flutuante com garrafas PET.


De onde surgiu a ideia

A ideia de construir casas, edifícios e, no caso, ilhas flutuantes vem de pessoas preocupadas com o crescente descarte de plásticos no meio ambiente. O material, que pode durar por um longo prazo, é extremamente prejudicial aos ecossistemas.
O recolhimento das garrafas PET, por si só, já constitui uma atitude extremamente benéfica ao planeta. Utilizar a durabilidade e a propriedade de flutuar de todo o “lixo” plástico recolhido é uma forma ainda mais efetiva de promover a sustentabilidade no mundo.

Como funciona

A ilha de Richart Sowa está solidificada em cerca de 250 mil garrafas PET devidamente interligadas para aumentar o poder de flutuação. O trabalho do criativo britânico conta com uma casa, dois lagos, pequenas “praias”, uma máquina de lavar e painéis solares. Mas isso ainda não é o suficiente para Sowa: ele pretende continuar desenvolvendo sua criação e a transformando, cada vez mais, em uma verdadeira obra de arte.

Dificuldades do projeto

Entretanto, apesar de muito criativas e funcionais, as casas flutuantes estão sujeitas a diversas dificuldades decorrentes da maior fragilidade em comparação com as residências convencionais. No ano de 2005, o furacão Emily passou pelo México e devastou a ilha de Richart Sowa.
Com muita força de vontade e dedicação, o britânico não deixou que os acontecimentos o fizessem desistir do projeto. Ele voltou a juntar garrafas e, três anos depois, uma nova ilha foi criada, dessa vez com raízes de plantas ajudando a fortalecer a estrutura da obra. Dessa forma, garrafas e vegetação se misturam na base da ilha, proporcionando ainda mais beleza e inovação ao projeto.

ESCOLA FLUTUANTE É CONSTRUÍDA PARA RESISTIR AS ENCHENTES EM ALDEIA AFRICANA

A região de Makoko, na Nigéria é conhecida por suas constantes enchentes que assolam a população e limitam o crescimento da cidade portuária. Seus 250 mil habitantes, há décadas, tentam se adaptar as condições ambientais adversas e assim, sobreviver as intempéries.
Para ajudar a população a lidar com o constante problema dos alagamentos, o arquiteto nigeriano Kunle Adeyemi teve uma grande ideia que faz com que mesmo com enchentes, a educação às crianças locais não seja interrompida. Adotando os conceitos da arquitetura sustentável, Kunle, com a ajuda do estúdio NLE, desenvolveu um modelo de escola flutuante auto sustentável que sobrevive aos fenômenos ambientais sem deixar de oferecer condições básicas como saneamento, água potável e destinação de resíduos.
Utilizando 256 tambores reaproveitados dispostos em uma base de 32 m², o arquiteto projetou o primeiro exemplar de seu modelo de escola flutuante. Com 10 metros de altura e 3 pavimentos, a escola tem uma estrutura feita com madeira encontrada na região de modo que o impacto da construção fosse reduzido. No pavimento térreo foram dispostos o playground, área de lazer e jardim. Já no pavimento intermediário, ficam localizadas algumas salas de aula. No terraço, encontram-se espaços para aulas ao ar livre.
Para manter a escola funcionando de maneira eficiente e sem a necessidade de serviços de energia e água, o arquiteto optou pela instalação de placas fotovoltaicas que geram toda a energia consumida na escola e um sistema de captação de água da chuva que abastece os banheiros.
Cada escola flutuante recebe até cem alunos, com idades que variam de 4 a 12 anos, que para chegar a escola, utilizam barcos que as levam do porto e depois retornam no final do dia de aula.
O interessante é que, segundo o arquiteto, a construção da Makoko Floating School custou menos do que se fosse construída em terra firme. Além disso, contribui com o reaproveitamento de centenas de resíduos plásticos. O modelo ficou conhecido pelo mundo e pode ser a solução para os problemas de diversas regiões costeiras africanas que sofrem com enchentes e inundações.

DIA DOS PAIS SUSTENTÁVEL – É POSSÍVEL!


 As formas de homenagear os pais variam de acordo com cada cultura, porém a mais típica é presentear. Escolher qual presente dar a alguém não é uma tarefa muito fácil, pois o seu gosto pode ser diferente de quem deseja agradar. E, ao pensar em unir isso com sustentabilidade, o desafio parece maior. Mas não é tão difícil assim. Para comprovar, buscamos ótimos sites que contêm várias opções de presentes ecologicamente corretos. Selecionamos os principais destaques. Confira!


Wewoods é uma marca italiana que produz relógios de pulso feitos de madeira. A empresa criou, em parceria com uma conceituada ONG norte-americana American Forests Global Releaf, a dinâmica "Um relógio – Uma árvore – Um mundo melhor", que consiste em plantar uma nova árvore cada vez que uma é cortada. Isso sem contar que a fabricação dos produtos é feita com materiais atóxicos e naturais, além da madeira ser reutilizada. Caso queira adquirir um, visite o site www.wewoodbrasil.com.br.

Outra marca que merece destaque é a Bedol (www.bedol.com) cujos relógios de mesa funcionam a base de água, sem utilizar nenhum de tipo de bateria poluente, e possuem um design em forma de gota. Os íons da água são transformados pelos eletrodos dos relógios em energia, que os alimenta por até três meses. Também possuem alarme e diversas opções de cores.


 É possível deixar também seu pai na moda sustentavelmente: as marcas Coletivo Verde(www.coletivoverde.com.br) e Fujiro (www.fujiro.com.br) produzem blusas feitas a partir de fibras de garrafas PET e algodão. As estampas das blusas são feitas com tintas a base de água, livres de metais pesados e PVC, que costumam ser muito utilizados por indústrias, prejudicam a saúde e contaminam o meio ambiente. 

 Para calçados, duas marcas que oferecem produtos sustentáveis. São a brasileira Góoc (www.gooc.com.br) e a holandesa OAT (www.oatshoes.com). A primeira produz, entre outros itens, mochilas, tênis e sandálias feitos a partir de pneus reciclados; a segunda oferece a seus clientes tênis biodegradáveis que, quando são enterrados, se decompõem rapidamente.

 No site da loja virtual do Projeto Terra (www.projetoterra.loja-segura.com), você encontra uma grande variedade de utilitários, variando desde agendas feitas com papéis reciclados até esculturas de madeira; todos os objetos são vendidos a partir dos fundamentos do Consumo Solidário, ou seja, “comercializando produtos brasileiros provenientes de trabalhos sociais, ou que tenham origem reconhecidamente ecológica”, segundo o site.



Você também pode encontrar mais produtos em www.br.greenvana.com (loja virtual que tem como foco o Consumo Solidário, focando na sustentabilidade) e www.cooperarvore.com.br (site de uma cooperativa que emprega milhares de pessoas e produz diversos objetos reaproveitando materiais doados pela Rede Fiat de Cidadania).

Outras sugestões sustentáveis para aproveitar o dia dos pais:
•  Faça um almoço especial, que pode ser preparado por você. Elabore um cardápio feito com alimentos orgânicos que sejam, preferencialmente, naturais da época do ano. Caso opte por um churrasco, procure comprar carnes certificadas.
•  Um passeio também pode ser uma boa escolha. Que tal levar seu pai, com a família e os amigos, para conhecer algum parque natural?
•  As embalagens dos presentes, geralmente, podem ser reaproveitadas ou recicladas. Faça sua parte e ajude a diminuir a quantidade de resíduos no meio-ambiente.
•  Se você não estiver com uma condição financeira favorável, pode dar um toque pessoal e preparar algo como um cartão, por exemplo. Abuse da criatividade e evite o desperdício de materiais.


Lembre-se que o mais importante no dia dos pais não são os presentes, mas a forma com que você homenageia seu pai. Vale mais a pena um abraço sincero do que qualquer bem material.

Fonte: http://www.qsustentavel.com/

sábado, 9 de agosto de 2014

ROTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E BRASIL VAI FICAR MAIS SUSTENTÁVEL GRAÇAS AO USO DE BIOCOMBUSTÍVEL DE CANA

Avião da GOL fez o 1º voo comercial com biocombustível do Brasil


As viagens de avião entre Flórida (Estados Unidos) e São Paulo (SP), vão ficar mais sustentáveis em breve. Isso é o que prometem a multinacional Amyris e a brasileira GOL Linhas Aéreas, ao anunciar para o final de julho os voos comerciais abastecidos com 10% de bioquerosene de aviação (bQAV), produzido a partir da cana-de-açúcar.

O biocombustível, além de proporcionar desempenho equivalente ao combustível convencional derivado de petróleo, reduz significativamente as emissões de gases 
causadores do efeito estufa (GEE).

Desenvolvido pela Amyris em parceria com a petroleira francesa Total, com apoio da Boeing e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o bQAV é produzido no interior paulista, na cidade de Brotas e, segundo as empresas, pode ser 30% mais eficiente no uso da terra do que os combustíveis fósseis.

“Estamos felizes que a GOL utilizará o nosso combustível renovável no percurso entre Brasil e Estados Unidos. Esperamos que essa seja a primeira de muitas rotas. Estamos trabalhando junto com a Total para alcançar os objetivos da aviação, trazendo soluções em combustíveis de baixa emissão de carbono", afirmou o presidente e CEO da Amyris, John Melo.

Para o diretor de Operações técnicas da GOL, Pedro Scora, o uso do bQAV de cana, além de ajudar a atingir as metas de redução de emissões de GEE da empresa, aumentará a consciência pública em relação ao meio ambiente.

"Esse biocombustível sustentável faz parte de um grande compromisso da GOL de cumprir o Programa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) de Crescimento Neutro de Carbono até 2020. É uma forma também de conscientizar as pessoas sobre a importância de soluções sustentáveis de combustíveis para o meio ambiente,” explicou Scorza.

Essa não é a primeira vez que a empresa brasileira utiliza biodiesel em sua frota. Em outubro de 2013, o Boeing 737-800 voou de São Paulo (SP) até Brasília (DF), com uma mistura de 25% de combustível renovado composto por bagaço da cana e óleos residuais. Mais recentemente, durante a Copa do Mundo da FIFA 2014™, outros 200 voos testes da mesma companhia aérea partiram do Rio de Janeiro (RJ) em direção às demais cidades sede abastecidos com bioquerosene.

Vale lembrar que não é permitida a mistura de biocombustíveis ao combustível fóssil em voos comerciais que partem do Brasil. Ainda que no último mês de junho, a ASTM: certificadora internacional de padrões industriais tenha aprovado o uso internacional na proporção de até 10% de bioquerosene, em trajetos brasileiros isso depende da validação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em nota, a agência reguladora afirmou que no prazo de 90 dias haverá um parecer sobre o uso do biocombustível nessas rotas.

Dubai: a cidade do futuro na modernidade e sustentabilidade

Dubai, conhecida mundialmente por ser extremamente moderna e futurista, já começa a caminhar para não ser lembrada apenas pelos seus arranha-céus e largas avenidas, mas também por ações em prol ao meio ambiente.

Além de seu Plano Estratégico do Município, que prevê um aumento da área verde per capita para 23,4m2, do alargamento da proporção de terras cultivadas em áreas urbanas públicas para 3,15% até o final de 2011, a cidade mais populosa dos Emirados Árabes anunciou que todos os seus parques serão iluminados por meio de energia solar.

O primeiro deles, a utilizar esse sistema de iluminação, está localizado na zona de Al Sofouh em uma área de 1,55 hectares. E a ideia, segundo o diretor-geral do Município de Dubai, Hussain Nasser Lootah, é gradualmente abranger todos os parques da cidade.
Lootah acrescentou ainda, em entrevista ao site Gulf News, que Dubai é uma das cidades mais bonitas do mundo, mas, ao passar por um grande desenvolvimento, dado uma boa qualidade de vida, gerou efeitos colaterais, como o aumento da produção per capita de lixo, o alto consumo de gasolina e alto consumo de eletricidade.

No entanto as ideias para um município sustentável não param por ai. Uma das outras propostas é converter todos os carros oficiais de gasolina para gás. Mas para tudo isso acontecer Lootah afirmou que a colaboração de indivíduos, empresas e todos os níveis do governo serão essenciais.

Sustentabilidade na prática: dicas para fazer em casa

A sustentabilidade é um conceito já incorporado na rotina de muitas empresas, e cada vez mais pessoas estão em processo de adoção de algumas medidas em casa. É por isso que hoje compartilharemos várias dicas sobre como praticar a sustentabilidade, algumas são simples e outras demandam um pouco mais de boa vontade. Tome nota!

Consumo de energia
Adquira eletrodomésticos que consomem menos energia, aqueles com o selo tipo “A” são mais econômicos. Evite deixar aparelhos em stand by sem necessidade, especialmente quando for passar alguns dias fora de casa.
Coleta seletiva de lixo
É importante não descartar baterias, pilhas, lâmpadas, óleo usado e outros resíduos que comprom
etem o ambiente. Busque informações na sua cidade onde estes podem ser descartados ou doados. Algumas farmácias, mercantis e outras instituições têm pontos de coleta.
Economize o uso da água
Falta de manutenção em casa gera prejuízo. Verifique se há torneiras, chuveiros e mangueiras vazando em sua casa, e, se houver, chame um profissional para consertar.
Reutilize a água da chuva para outras atividades
Lavar o piso, aguar as plantas e dar descargas são algumas atividades que podem ser feitas com a água da chuva. Invista em coletores apropriados ou use baldes para captação. Lembre-se de deixá-los vedados para impedir a proliferação do mosquito da dengue.
Frutas da época
Consumir frutas e legumes da época tem vantagens financeiras para a saúde e para o planeta. Nem todas as frutas são produzidas em hortas próximas, por isso, levam mais tempo para chegar aos mercados acumulando mais emissão de carbono no trajeto. Aqui estão algumas sugestões de receitas para você provar e se divertir!
Consumo sustentável
Procure escolher itens com embalagens que possam ser recicladas. Geralmente eles são um pouco mais caros, mas há outras opções de baixo custo. Outra opção também é deixar as embalagens que seriam descartadas em casa já no supermercado nos pontos de coleta.
Infelizmente, muita gente acha que um chicletinho no chão ou um papel de bombom não vai piorar o que já está agravante, mas engana-se. Se cada um fizer sua parte, por menor que seja, estará contribuindo para um planeta mais saudável.

Fonte: http://blog.cerbras.com.br/index.php/sustentabilidade-na-pratica-dicas-para-fazer-em-casa/

Brasil, China, Índia e África do Sul debatem ações de sustentabilidade

Países discutem como conciliar desenvolvimento econômico, redução da pobreza e respeito ao meio ambiente



O seminário internacional Dinâmica Populacional, Pobreza e Meio Ambiente, iniciado nesta quarta-feira (28), segue até sexta (30). O encontro,transmitido em tempo real, é promovido por uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). 

Especialistas do Brasil, Índia, China e África do Sul – o grupo de países emergentes denominado Brics que inclui também a Rússia, ausente do evento – estão reunidos para debater formas possíveis de crescimento econômico com redução da pobreza e preservação do meio ambiente.
O secretário executivo do MMA, Francisco Gaetani, destaca a importância do alinhamento dos países presentes ao evento ao definir as políticas de desenvolvimento sustentável. “Os modelos de desenvolvimento em que a questão social tem uma posição diferenciada devem ser prioridade”, afirmou, lembrando programas como o Bolsa Verde (pessoas que vivem em áreas de preservação ambiental recebem um incentivo monetário para não destruir e preservar).
Para Gaetani, a agenda ambiental contemporânea reúne vários aspectos, como a sustentabilidade das cidades, a economia de baixo carbono e a produção e o consumo sustentáveis.
O diretor executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin, em mensagem lida pelo assessor técnico Micheal Hermmann, ressaltou a ideia de que o desenvolvimento sustentável está diretamente ligado às dinâmicas populacionais. “Cada membro dos Brics tem experiência própria nesse tema para ser compartilhada com os demais”, disse. “As melhores práticas de um são soluções para outros países”.
Estavam à mesa de abertura também o coordenador da Agenda Pós-2015, Carlos Cuenca, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e o chefe da assessoria de assuntos Internacionais do MMA, Fernando Coimbra.
O seminário resultará em um sumário de recomendações de uma agenda comum para as potências emergentes, com exemplos de boas práticas e sugestões de sustentabilidade de cada um dos países envolvidos. O documento servirá de subsídio para a reunião em julho, no Brasil, com Brics e Rússia.
Fonte: 
Portal Brasil com informações do Ministério do Meio Ambiente

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Agradeço

Obrigado a você que está em
:

  • Estados Unidos
  • Polônia
  • Brasil 

Estou muito feliz com suas visitas ao blog!

EUA: cidade símbolo de sustentabilidade

Com cerca de 95 000 habitantes, a pequena Dubuque, no estado de Iowa, vem se destacando como uma das cidades mais sustentáveis dos Estados Unidos. Tudo começou em 2005, quando o prefeito Roy Buol convocou a população a participar de um programa para reduzir os impactos ambientais na região. Ao trazer empresários, religiosos e educadores para junto de si, a intenção do político foi não só unir a população como criar um grupo capaz de intervir caso interesses políticos se sobrepusessem ao objetivo do programa.
O primeiro passo da iniciativa para poupar recursos foi dar aos moradores da cidade uma noção precisa de consumo. Isso foi possível graças à contratação de uma plataforma em nuvem, por meio da qual todos passaram a ter acesso, em tempo real, ao consumo de água nas residências. Ao chamar a atenção para o desperdício e alertar a população para vazamentos, a medida conseguiu reduzir em 7% o consumo de água.
Quem gasta mais
Algoritmos baseados em nuvem também ajudaram a prefeitura a gerir a energia usada por cerca de 1 000 residências. Para chamar a atenção para o programa, empresas da região lançaram uma competição na qual os moradores puderam, por meio de uma rede social integrada à solução, dividir e comparar os seus padrões de consumo com parentes e amigos. Resultado: uma redução de 11% nos gastos com energia.
Transporte público
O projeto sustentável de Dubuque – considerada a melhor cidade americana de pequeno porte para se criar uma família – também considerou a reestruturação do sistema de transporte público. Para melhorar o fluxo das vias, especialistas desenvolveram um método que capta os dados de celulares, aparelhos GPSs e sistemas de cobrança de tarifas para traçar um panorama, em tempo real, do trânsito em toda a cidade.
Com esses dados em mãos, os governantes conseguem traçar decisões táticas, como remanejar a rota dos ônibus para evitar a lentidão. Hoje, os moradores de Dubuque levam, em média, 16 minutos para se descolar de casa ao trabalho. “Temos visto inúmeros exemplos de jovens que voltaram a Dubuque depois de formados e ficaram tão deslumbrados com o que viram que decidiram ficar”, diz Buol. “É esse ciclo virtuoso baseado na qualidade de vida que forma uma comunidade sustentável.”

TOP 5 SUSTENTABILIDADE NO MUNDO

A preocupação com o meio ambiente vem crescendo a cada dia, em todo o mundo as pessoas estão mais comprometidas com a conservação e utilização consciente dos recursos naturais, e como prova disso, temos uma lista dos 5 países mais sustentáveis no mundo que são:
Top 5 Sustentabilidade no Mundo
  • Índia
  • Brasil
  • China
  • Argentina
  • Coreia do Sul
Esses países são considerados os mais sustentáveis no mundo pois são os de populações mais conscientes utilizando um número maior de práticas sustentáveis.
A Coreia do Sul, oficialmente Republica da Coreia teve o início de sua história em 2333 a.C., com a fundação do reino de Gojoseon.
Em 1990 foi anexada pelo Japão, e só conseguiu sua libertação no final da Segunda Guerra Mundial, sendo dividida após a ela em Coréia do Norte e Coréia do Sul. É hoje uma república presidencialista, desenvolvida e com um alto padrão de vida, que adotou práticas de sustentabilidade.
Na lista temos também a Argentina. Estima-se que sua história tenha começado por volta de 11000 anos antes de Cristo, e em 1516 a região é colonizada pela Espanha, tendo sua primeira constituição promulgada apenas em 1853.
Logo acima temos a China, um dos países mais antigos do mundo com uma história contínua, que tem seus primeiros registros no século XVI antes de Cristo, que surgiu em cidades – Estado no Rio Amarelo, um país comunista que também aderiu a práticas sustentáveis.
Em segundo lugar na lista dos Top 5 países Sustentabilidade no Mundo temos o Brasil, que teve suas terras descobertas em 1500 e colonizadas a partir de então pelos portugueses. Um país capitalista que teve sua Proclamação da República em 1888.
Em primeiro lugar, encontra-se a Índia, com registros de presença de homo sapiens em seu território há 34000 anos. Se tornou independente em 1947 e hoje é o país mais populoso do mundo.
Esses países são considerados os mais sustentáveis no mundo pois suas populações adotaram medidas como uma maior utilização dos produtos verdes (ecologicamente corretos), maior procura por transportes coletivos entre outras. Além disso tem clima melhor para se viver.
A adoção da sustentabilidade vem sendo feita aos poucos por esses países que já alcançaram muito progresso com ela, estes vem ao longo dos anos desenvolvendo projetos sustentáveis e despertando em seu povo a consciência ecológica, a importância de se viver num mundo que evolui respeitando a natureza e as culturas de cada um.

Obama: "os EUA são o país que mais reduziu a poluição nos últimos anos"

O Presidente Barack Obama disse nesta terça-feira que nos últimos oito anos os Estados Unidos reduziram suas emissões de carbono "mais do que qualquer outra nação na Terra", mas garantiu que é preciso agir "com mais urgência" contra a mudança climática.

"Temos que agir com mais urgência porque a mudança climática já começou a causar danos às comunidades ocidentais que sofrem com a seca e às cidades litorâneas que lidam com as inundações", disse Obama em seu discurso sobre o Estado da União no Congresso.

Acrescentou que, com esse objetivo em mente, pediu que sua administração trabalhe com os Estados, os serviços públicos e outros órgãos para criar novas normas sobre a quantidade de carbono que podem emitir as centrais elétricas.
"A mudança para uma economia energética mais limpa não vai acontecer da noite para o dia e são necessárias decisões difíceis", afirmou.
Obama insistiu, contudo, que o debate sobre a mudança climática está encerrado: "é um fato", destacou.
A Casa Branca garantiu nesta terça-feira que entre as medidas executivas que o presidente planeja adotar, e que não necessitam da aprovação do Congresso, está a de melhorar a eficiência energética dos caminhões e o incentivo às energias mais limpas e à eficiência energética.
As usinas elétricas são a principal fonte das emissões de poluentes nos Estados Unidos.

Projeto de rodovias solares



Um dos maiores problemas atuais é pensar em tipos de geração de energia limpa. Em um mundo em que somos completamente dependentes da energia elétrica para recarregar smartphones, notebooks, televisores, refrigeradores de alimentos e mais um sem fim de produtos, é absolutamente importante que pensemos no futuro da geração de energia.
E foi pensando nisso que um casal desenvolveu um projeto muito interessante e que seria capaz de revolucionar a geração energética. Scott e Julie Brusaw, de Sandpoint: placas de captação de energia solar nas estradas, ao invés de asfalto. O projeto parece ousado, mas ao mesmo tempo bastante simples. Chamado de Solar Roadways por seus idealizadores, a invenção funcionaria através da implantação destas placas captadores de energia solar, e seriam recobertas por um expesso vidro mas que não fosse completamente liso, em função do atrito e da aderência dos pneus, mesmo em dias de chuva. O complexo seria então formado por: uma camada superior translúcida e resistente com painéis solares, luzes de LED e aquecedores. Abaixo desta, a camada de controle, composta por microprocessadores que acionam as luzes. E por fim, na parte mais interna, uma placa de distribuição da energia elétrica coletada.
A ideia é ótima, e o estado de Idaho, onde o casal vive, pareceu se interessar também, tanto que desponibilizou a quantia de US$ 750 mil para que o projeto fosse colocado em prática, para testes. O casal já conseguiu fazer um estacionamento com estes painéis solares, e tem feito testes também em calçadas e ciclovias. Esta é uma ideia realmente revolucionária e que merece receber todo o apoio em pesquisas, desenvolvimentos e aplicação.

O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vínculo da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.2
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.
Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo
  • culturalmente diverso

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade