Consumo de energia
Adquira eletrodomésticos que consomem menos energia, aqueles com o selo tipo “A” são mais econômicos. Evite deixar aparelhos em stand by sem necessidade, especialmente quando for passar alguns dias fora de casa.
Coleta seletiva de lixo
É importante não descartar baterias, pilhas, lâmpadas, óleo usado e outros resíduos que comprom
etem o ambiente. Busque informações na sua cidade onde estes podem ser descartados ou doados. Algumas farmácias, mercantis e outras instituições têm pontos de coleta.
Economize o uso da água
Falta de manutenção em casa gera prejuízo. Verifique se há torneiras, chuveiros e mangueiras vazando em sua casa, e, se houver, chame um profissional para consertar.
Reutilize a água da chuva para outras atividades
Lavar o piso, aguar as plantas e dar descargas são algumas atividades que podem ser feitas com a água da chuva. Invista em coletores apropriados ou use baldes para captação. Lembre-se de deixá-los vedados para impedir a proliferação do mosquito da dengue.
Frutas da época
Consumir frutas e legumes da época tem vantagens financeiras para a saúde e para o planeta. Nem todas as frutas são produzidas em hortas próximas, por isso, levam mais tempo para chegar aos mercados acumulando mais emissão de carbono no trajeto. Aqui estão algumas sugestões de receitas para você provar e se divertir!
Consumo sustentável
Procure escolher itens com embalagens que possam ser recicladas. Geralmente eles são um pouco mais caros, mas há outras opções de baixo custo. Outra opção também é deixar as embalagens que seriam descartadas em casa já no supermercado nos pontos de coleta.
Infelizmente, muita gente acha que um chicletinho no chão ou um papel de bombom não vai piorar o que já está agravante, mas engana-se. Se cada um fizer sua parte, por menor que seja, estará contribuindo para um planeta mais saudável.
Fonte: http://blog.cerbras.com.br/index.php/sustentabilidade-na-pratica-dicas-para-fazer-em-casa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário