domingo, 10 de agosto de 2014

INGLÊS CRIA ILHA USANDO GARRAFAS PET

O artista que utilizou garrafas PET de uma forma totalmente inovadora
Richard Sowa, mais conhecido como “Rishi”, é um ousado artista britânico que cansou de produzir obras convencionais e focou seus projetos na sustentabilidade. Logo após se mudar para o México, ele decidiu iniciar um projeto nunca antes imaginado: uma ilha flutuante com garrafas PET.


De onde surgiu a ideia

A ideia de construir casas, edifícios e, no caso, ilhas flutuantes vem de pessoas preocupadas com o crescente descarte de plásticos no meio ambiente. O material, que pode durar por um longo prazo, é extremamente prejudicial aos ecossistemas.
O recolhimento das garrafas PET, por si só, já constitui uma atitude extremamente benéfica ao planeta. Utilizar a durabilidade e a propriedade de flutuar de todo o “lixo” plástico recolhido é uma forma ainda mais efetiva de promover a sustentabilidade no mundo.

Como funciona

A ilha de Richart Sowa está solidificada em cerca de 250 mil garrafas PET devidamente interligadas para aumentar o poder de flutuação. O trabalho do criativo britânico conta com uma casa, dois lagos, pequenas “praias”, uma máquina de lavar e painéis solares. Mas isso ainda não é o suficiente para Sowa: ele pretende continuar desenvolvendo sua criação e a transformando, cada vez mais, em uma verdadeira obra de arte.

Dificuldades do projeto

Entretanto, apesar de muito criativas e funcionais, as casas flutuantes estão sujeitas a diversas dificuldades decorrentes da maior fragilidade em comparação com as residências convencionais. No ano de 2005, o furacão Emily passou pelo México e devastou a ilha de Richart Sowa.
Com muita força de vontade e dedicação, o britânico não deixou que os acontecimentos o fizessem desistir do projeto. Ele voltou a juntar garrafas e, três anos depois, uma nova ilha foi criada, dessa vez com raízes de plantas ajudando a fortalecer a estrutura da obra. Dessa forma, garrafas e vegetação se misturam na base da ilha, proporcionando ainda mais beleza e inovação ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário